Case de Sucesso – América Transmissões

A família Checchia, abriu as portas da empresa América Transmissões para receber a equipe do Apontahora.com e contar como está sendo a utilização do produto para o quadro “Cases de sucesso”. Fabricio Ferrari é encarregado da produção e nos contou a história da empresa, falou sobre as dificuldades em fazer o apontamento de horas de serviço de forma manual e como o apontahora.com tem ajudado tanto ele quanto os funcionários do chão de fábrica a serem mais ágeis e precisos nos custos de usinagem.

Em visita ao chão fábrica, o consultor de vendas Ataliba Brandão e a coordenadora de Marketing Danielli Margutti foram conduzidos por Fabricio, que mostrou como o apontahora.com está sendo utilizado pela equipe da produção. Fabricio é neto de João Checchia, sócio fundador da empresa, e atualmente trabalha como encarregado da produção, sendo responsável por fazer o controle da produção, do prazo de entrega, compra de matéria-prima, controle de tempo e operação das máquinas, entre outras funções.

A América Transmissões é uma Indústria Mecânica localizada em São Paulo, que atua no mercado nacional pesquisando, projetando e fabricando máquinas, peças, acessórios e equipamentos desde a década de 60. Além de fabricação própria, a empresa realiza reformas, repotencializações, adaptações de equipamentos (hidráulicos, pneumáticos e mecânicos) em máquinas de fabricação nacional e importadas (novas ou usadas), destinadas ao uso nas áreas de mineração, saneamento, construção civil, agricultura, celulose, transformação, siderurgia, entre outras. Entre produtos e serviços, estão as caixas de engrenagens (Tomadas de força), Cilindros hidráulicos, Eixos estriados (entalhados), etc.

No chão de fábrica, a empresa conta com aproximadamente 12 funcionários e o apontamento de horas sempre foi marcado manualmente em papel. Fabricio relata que as horas de serviço marcadas desta forma geravam gasto de papel, desperdiçava muito tempo dos funcionários e ainda dava margem a erros, pois nem sempre os colaboradores marcavam corretamente o tempo de operações, o que impactava diretamente no custo real de usinagem.

APONTA HORA

Fabricio encontrou o apontahora.com através de um e-mail e o que mais chamou atenção foi a forma como o produto foi desenvolvido, pois facilita o apontamento feito pelos funcionários, evitando marcações manuais e/ou com erros de registro. “O uso do equipamento é muito simples, fácil de operar e é realmente bem melhor que a forma manual que a gente tem feito a tantos anos” diz Fabricio.

O Apontahora é um sistema para gestão de Ordens de Serviço onde é possível calcular o tempo e o custo gasto automaticamente em cada OS, sem a utilização de papel, apenas com o uso de uma solução de RFID de baixo custo. Além de acompanhar o custo de cada OS, a solução também permite acompanhar os funcionários em tempo real através de um Dashboard que pode ser acessado com um Smartphone, Smart TV ou qualquer dispositivo de navegação WEB.

Além da facilidade de uso, outro ponto importante para a América Transmissões é a apuração correta de custos. “Como é digital, o Apontahora não deixa vir uma marcação errada sobre o tempo e o custo real de usinagem. Agiliza muito e tira da cabeça dos funcionários a preocupação em ter que pegar uma caneta, olhar no relógio, marcar o tempo, interrompendo o serviço no horário de almoço muitas vezes” comemora Ferrari.

Entre os principais benefícios citados por Fabricio, estão:

  • Exatidão das marcações de tempo- apontamento mais preciso e direto;
  • Facilidade de acesso a informações antigas pelo fato de o sistema ter os registros salvos;
  • Ordem de Serviço e cálculos de custos mais ágeis.

“Depois que determinamos o valor de hora-máquina a minha Ordem de Serviço sai praticamente impressa, a gente só faz algumas verificações. O fechamento de custos dos trabalhos, a exatidão das informações e a frequência e facilidade que os funcionários fazem a marcação sem esquecer ou sem deixar passar alguma operação que fez… isso tudo foi o principal: Agilidade, registros e exatidão das informações”

Para Fabrício o acesso fácil ao histórico também é de grande valia, pois auxilia no levantamento de custos e serviços de forma digital e organizada, evitando acúmulo de registros em papel guardados em armário, pastas, etc.

O Apontahora.com gera relatórios com o histórico de quem realizou cada serviço e quanto tempo gastou, quais serviços foram realizados por cada colaborador por dia, entre outros. Pelo painel de controle também é possível acompanhar em tempo real o status das OS (trabalhando, atrasado e parado), funcionários, máquinas e prazos de entrega.

IMPLANTAÇÃO

Fabricio não teve dificuldades durante a implantação do apontahora.com: “A implantação foi bem rápida e simples. Assim que conversei com os funcionários e expliquei como funcionava, no dia seguinte já estava rodando e os resultados foram ótimos! Não tivemos nenhum problema até agora. (…) facilitou bastante para os funcionários porque é muito mais simples pegar o cartão, colocar no leitor e começar a fazer o trabalho do que ter a preocupação de olhar no relógio, pegar caneta, papel, fazer anotações… para eles foi algo bem mais lógico e bem mais simples de trabalhar”.

RESULTADOS RÁPIDOS!

Por ser um produto simples e bastante intuitivo, os resultados tendem a ser mais rápidos, e Fabricio confirma: “Comecei a ver os resultados logo na primeira semana de uso através da exatidão das informações, como elas sobem da produção para gente. A facilidade dos registros, em consultar serviços que já foram finalizados… O resultado é praticamente imediato, logo que comecei a usar já percebi as vantagens dele”.

ACEITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

A empresa tem uma cultura familiar e conta com funcionários com mais de 10, 15 e até 30 anos de empresa. Fabricio contou que a aceitação do novo sistema de apontamento de horas foi natural para os colaboradores mais jovens porque estão mais acostumados com tecnologia, já os mais antigos ficaram um pouco preocupados no início quanto ao bom funcionamento da marcação, mas a adaptação foi muito rápida e os funcionários logo perceberam que o apontahora.com trouxe muito mais facilidade. “(…) Simplificou muito a vida deles na hora de trabalhar, não tivemos problemas, ocorreu tudo muito bem” diz o encarregado de produção.

“Está sendo bem mais prático, antes a gente tinha que ficar olhando a hora para marcar no papel, escrevia também a operação que fazia… agora com Aponta hora é bem mais fácil, não precisa escrever mais nada. (…) Facilitou e muito a vida da gente.” José Paulo de Freitas – Produção- 34 anos de empresa.

“Melhorou porque antigamente a gente tinha que pegar a ordem, abrir, verificar o relógio corretamente e tomar esse cuidado de terminar e colocar o tempo certinho, separar cada detalhe do serviço… Agora chegou (a OS), a gente pega o cartãozinho, coloca na maquininha (leitor) e começa o serviço! Terminou, a gente só tira. Então essa parte de apontamento ficou bem mais prática pra gente.” Thiago Correia de Lima – Produção- 1 ano de empresa.

POR QUE VOCÊ INDICA O APONTAHORA.COM?

“Indico porque ele (o apontahora.com) nos ajudou bastante na empresa e também porque quando um produto é bem-feito ele merece estar espalhado pelo Brasil inteiro, assim como o meu, se desenvolvendo cada vez mais e facilitando a vida e quem utiliza. Indico sim, sem dúvida!”

O FUTURO DA AMÉRICA TRANSMISSÕES

O ramo de saneamento contou com bastante investimento nos últimos anos e os produtos da América Transmissões estão cada vez mais difundidos no mercado, “Recebemos pedidos de empresas que foram indicadas por outros clientes, estamos nos modernizando, aumentando nossa capacidade de produção e de número funcionários. A expectativa é de aumento de movimento, o mercado está aquecido e a gente tem expectativa de se desenvolver e crescer bastante com a onda de investimentos nesse mercado”.

De olho nas projeções do futuro, os gestores se preparam para expandir os negócios e mostram que o apontahora.com foi mais um investimento para atender mais e melhor seus clientes: “Nós aumentamos a área fabril, alugamos o galpão ao lado para fazer o setor de montagem, teste de equipamentos, caldeiraria pintura… a empresa está se desenvolvendo e a gente tem planos de continuar investindo, adquirir novos maquinários mais modernos para diminuir os custos de produção, diminuir o tempo de entrega e aumentar a produtividade da empresa.”

O INÍCIO DA AMÉRICA TRANSMISSÕES

Durante a visita, Giselda Checchia narrou a história de seu pai João Checchia, fundador da empresa, e como sua perseverança e paixão por inovação foram fundamentais para o sucesso que perdura até hoje, já empregando a 3ª geração da família.

João Checchia era um Homem sonhador e com alma empreendedora, após uma crise na fábrica de vagões de trem em que trabalhava na década de 60, João se viu há 8 meses sem receber salário e com uma família para sustentar. Foi deste cenário pouco favorável que João seguiu seus instintos, vendeu sua casa, foi morar no porão da casa dos sogros e comprou um torno para começar sua empresa.

Logo o tio de Luiz começou a levar pequenos serviços para ele, que trabalhava das 08h às 22h revezando com a sua esposa Lourdes das 22h às 3h da manhã. Ambos tinham consciência de que enfrentariam dificuldades no início, mas juntos, aceitaram viver com o mínimo nos primeiros meses, pois sabiam que o resultado viria daquele sonho… e assim profetizaram! A Metalúrgica Checchia, que após mudanças contratuais atualmente se chama América Transmissões, possui mais de 60 anos de muito história. João e Lourdes incluíram seus filhos, que até hoje estão à frente da empresa, a pequena Giselda ajudava limpando o escritório com 12 anos, mais tarde fazendo as duplicatas e crescendo junto com o negócio, o mesmo aconteceu com o caçula Jackson, que por anos cuidou de compras e aprendeu na prática sobre produção com seu pai, assim como tantos outros familiares que foram guiados e inspirados pelo patriarca.

Entusiasta e autodidata, João se encantava por desafios! Muitas vezes fazia engenharia reversa, desmontando, montando e construindo uma versão melhorada do zero de máquinas, peças, etc. Checchia trabalhou em metalurgia antes de abrir a América Transmissões, o que lhe rendeu a base de conhecimento industrial, porém, ele sempre foi um Homem além de seu tempo e sua paixão por inovação foi decisiva para levá-lo rapidamente ao sucesso. Foi pensando assim que comprou sua primeira máquina contábil Ascota, depois Telex para facilitar as licitações de bombas para posto de petróleo na Petrobrás, computadores para informatizar o escritório, entre outras tecnologias.

“Ele sempre dizia: O que é mais moderno? O meu pai estaria vibrante se soubesse que estamos fazendo a Ordem de Serviço digital e no computador” – Giselda Checchia.

O entrevistado Fabricio Ferrari, é filho de Giselda, que além de sócia-proprietária, atua como gerente financeira até hoje na empresa. Fabricio ingressou como porteiro na América Transmissões aos 15 anos de idade, passando por inúmeras funções para aprender sobre cada uma delas. Seguindo os passos do seu avô e de sua mãe, Fabricio continua levando inovação para a empresa, neste ano com o sistema de apontamento de horas digital Apontahora.com.

João Checchia não deixou apenas uma empresa próspera para seus sucessores, mas um legado de trabalho, inovação e valores familiares. João Checchia ainda vive em cada trabalho bem-feito entregue para os clientes.

America Transmissões, apontamento de horas, Gestão de OS, horas de serviço, industria, industria 4.0, Ordem de produção, sistema, usinagem

Saiba mais sobre o Aponta Hora

loading…
Conheça a GRV Software