Case de Sucesso – MT Ferramentaria

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Thiago de Carvalho, proprietário da MT Ferramentaria contou em visita da equipe do Apontahora.com que tinha bastante dificuldade em saber se estava ganhando ou perdendo nos orçamentos e quanto o apontamento de horas ajudou o seu negócio a ter segurança e exatidão nas informações.

A MT é uma ferramentaria familiar localizada em Itupeva-SP com mais de 8 anos de atuação que atende principalmente metalúrgicas com seus serviços de fabricação de peças de reposição, manutenção, ajustes e reposição de moldes de fundição, moldes plásticos, rebatimento de texturas, entre outros.

Com quadro de funcionários enxuto, a MT Ferramentaria conta com dois ferramenteiros, sendo um deles o pai do empresário, e um torneiro mecânico que se prepara para ocupar o lugar de Thiago no chão de fábrica, pois com o crescimento do negócio é necessário focar na área administrativa da empresa, como na elaboração dos orçamentos, controle financeiro, compra de matéria-prima e prospecção de clientes.

Thiago sentia dificuldade em saber com exatidão se os orçamentos estavam sendo realmente lucrativos.

“Minha maior dificuldade antes era perceber onde eu estava ganhando, onde eu estava perdendo de acordo com o tipo de serviço, se os orçamentos estavam batendo com aquilo que eu estava produzindo em tempo/horas. Depois que implantamos o Aponta Hora estou conseguindo aferir bem esse custo e hora da máquina em produção.”

Além de comemorar a exatidão das informações, Thiago contou que conseguiu padronizar valores/serviços para que estes sejam realmente vantajosos tanto para ele quanto para seus clientes.

Benefícios

Entre os benefícios citados, os destaques ficam para o apontamento eficiente de horas de serviço e o histórico de orçamentos: 

“Com certeza o maior benefício foi o apontamento do serviço… a quantidade de horas que ele me dá no serviço para eu fazer esse parâmetro junto com o orçamento que programei, para ver se estava dentro ou não. Eu não conseguia fazer isso antes, e agora que consigo ter essa relação de orçamento e o serviço que fizemos, eu posso me programar melhor… Eu posso puxar no histórico e tirar base para fazer um próximo orçamento real tanto para eu ganhar quanto para não ficar muito caro para o meu cliente também.”

Tecnologia simples e fácil de usar

Criado para ser simples e intuitivo, Thiago afirma que não teve dificuldades na hora de utilizar o sistema.

” uma vantagem é a facilidade de manuseio para quem conhece pouco de informática como eu, ela é simples, fácil, ágil… Gostei muito do produto porque me dá a quantidade de horas que eu produzo e antes eu não conseguia fazer essas anotações, agora facilitou muito a minha vida. (…) É fácil de usar, eu não tive nenhum problema. É um site simples, básico e que o pessoal te ensina e você pega em instantes.”

Implantação e resultados rápidos

Thiago conta que não teve dificuldades durante a implantação e com apenas 1 dia foi feita a instalação dos leitores e poucas horas depois eles começaram a apontar as horas de serviço.

“Eu particularmente em uma semana já comecei a sentir a diferença. Achava que estava produzindo uma quantidade horas, mas quando peguei o Aponta Hora para tirar a dúvida, vi que estava produzindo menos horas do que imaginava. Então com o Aponta Hora eu sei mais ou menos a quantidade de horas por semana que eu gasto em produção, então já consegui ver a diferença do que estava gastando de tempo em uma semana.”

Aceitação dos funcionários

Apesar de saber que mudanças sempre causam um pouco de receio por ser algo novo, Thiago disse que sua equipe reagiu muito bem,

“(…) eles conseguiram se adaptar bem porque é simples e o único trabalho deles é colocar o cartãozinho em cima da máquina (leitor) e quando terminar é tirar, é isso que eles fazem, eles não tiveram dificuldade, não”.

O futuro da MT Ferramentaria

Com chão de fábrica cheio de serviço, Thiago comemora a boa fase da empresa e revela que 2022 será um ano de investimento em mão de obra, maquinários e num software para parte administrativa para que possam ser cada vez mais ágeis e precisos nos orçamentos.

Clique abaixo para assistir à entrevista na íntegra